Voltar ao topo

Blog

A Arte de Relaxar

A Arte de Relaxar

Ainda tendo-se escrito e falado muito sobre relaxar é surpreendente as poucas pessoas que conhecem a arte de relaxar. Relaxar é mais do que livrar-se da tensão de um dia de trabalho; é mais do que a ausência de “stress”. É algo positivo e agradável. É uma sensação na qual se experimenta a paz de espírito.

As pressões constantes da vida cotidiana e ainda agora o COVID causam grandes prejuízos ao bem-estar físico e mental de milhões de pessoas. Pesquisas médicas sobre as origens de doenças comuns, como a hipertensão arterial, doenças cardíacas, úlceras e enxaquecas, demonstram a relação entre o “stress” e o desenvolvimento destes distúrbios. Na área de saúde mental, o “stress” é a causa frequente de problemas psicológicos.

No transcorrer do dia, as pessoas são frequentemente distraídas de suas atividades por problemas pessoais – conflitos com familiares, desentendimentos no local de trabalho, más condições de trabalho online, frustração e solidão – para mencionar apenas alguns. É fácil ficar tão preocupado com viver, pensar, organizar, existir e trabalhar, que se menospreza a própria necessidade de relaxar.

segredo para se conseguir os melhores resultados nas tentativas de relaxar é simples: descubra as atividades que lhe dão prazer, independente se podem ser realizadas sozinho ou em grupos pequenos, muita coisa é possível de fazer ainda na pandemia. E quando você pratique as suas atividades empenhe sua energia em obter total bem-estar físico e mental. Se sua distração resulta em produção artística, música, um físico melhor, ou o que quer que seja, isto é ótimo. Mas lembre-se de que relaxar, e não produzir, é seu principal objetivo ao exercer tais atividades.

Especialistas em saúde mental propõem algumas sugestões para se aprender a arte de relaxar:

1 Experimente algo novo e diferente

Tenha em mente duas regras importantes quando escolher atividades para relaxar: Não tenha medo de tentar algo novo e diferente. Escolha atividades de que você realmente goste, não atividades que você acha que outros gostariam que você praticasse. A seguir algumas orientações:

• Verifique a existência de várias atividades comunitárias disponíveis como programas de educação para adultos, oportunidades de trabalho voluntário, cursos universitários, etc.
• Considere a prática de exercícios, como caminhar nas proximidades de sua casa ou em parques, andar de bicicleta, dançar, nadar, praticar jardinagem, jogar bola, entre outros.
• Para aqueles com maior preparo físico, o exercício mais intenso pode ser mais eficiente. Atividades como correr, crosfit ou jogar tênis; podem produzir um agradável efeito relaxante, após um treino puxado.
• Tente técnicas de mindfulness para criar a sensação de paz e tranquilidade de corpo e espírito. 
• Outras técnicas de relaxamento mental incluem leitura de um bom livro, deixar-se envolver na tranquilidade de uma música ou concentrar-se na contemplação de uma paisagem ou quadro.
• Atividades criativas como pintura, desenho, carpintaria, tricôt e mesmo arte culinária, por prazer, podem lhe dar também um sentido de realização, paralelamente ao tranquilizante relaxamento de se concentrar em algo que você deseja fazer.  
• Independente das sugestões acima serem eficazes ou não para seu caso, há um método imediato, seguro e reconhecido através dos tempos para relaxar que é tomar um banho quente.

2 Pratique o relaxamento diariamente

Após descobrir sua técnica favorita de relaxamento, mindfulness ou meditação, planeje dedicar-lhe no mínimo meia hora por dia. A maior parte das pessoas aceita a responsabilidade de prazos e deveres que lhe são impostos por outros, mas é igualmente importante dar atenção à necessidade de períodos para si mesmo.

Cecília Urbina, psicóloga, CRP/12-0957