Voltar ao topo

Blog

Psicoterapia em neuroses e psicoses

Entrevista sobre palestra-debate da Sociedade de Psicologia de Criciúma: "Psicoterapia em neuroses e psicoses”

Saúde mental:

Pessoa com auto-estima  adequada e com capacidade de estabelecer relações afetivas com outras pessoas.

As pessoas tem períodos de frustração e infelicidade, mas são capazes de superar o sofrimento. Porém quando você reconhece que seus problemas – ou de pessoas que o rodeiam - são muito grandes para enfrentar-lhes sozinho você pode procurar ajuda profissional.

Alguns sinais são:
- Ansiedade prolongada excessiva
- Depressão prolongada ou grave.
- Alterações bruscas de humor e comportamento
- Sintomas físicos que podem estar relacionados com a tensão

Desordem mental:
Pessoa com certos julgamentos e crenças estáveis, fixos, rígidos e não disponíveis a mudança, assim a pessoa é estável num tipo restrito e homogêneo de experiências.

Crise (problema com o mundo)
Muda de esquema
Com disponibilidade – TERAPIA

Podemos classificar os desordens psicológicos em:

Neuroses

A pessoa desenvolve um sintoma deformante de origem psicológica, que lhe impede uma vida 100% satisfatória (trabalho e adaptação social). Estima-se que +- 3 a 4% da população seja neurótica. "Desordenes psicossomáticos"

Psicoses

São as formas mais serias de transtornos psicológicos. Caracteriza-se pela deterioração das faculdades cognoscitivas e emocionais, o que levam a pessoa e ser incapaz de funcionar normalmente. A pessoa retira-se da realidade a um mundo de fantasias, menos de 1% da população. "Desordens da conduta"

Psicoterapia: tratamento de conversação entre o paciente e o psicoterapeuta. Existem grande quantidade de tipos de psicoterapia.

TV-terapia.doc