Voltar ao topo

Blog

Corpo Doente - Alma Boa

Corpo Doente - Alma Boa

Uma pessoa portadora de uma doença crônica pode chegar a um estresse muito elevado, seja em relação ao sofrimento corporal como também no seu aspecto psicológico.

O incômodo físico oriundo da doença é real e deve ser enfrentado. Entretanto, a proposta deste artigo é tratar a respeito da situação psicológica e o sofrimento emocional derivados da doença e sugerir algumas orientações de como superar essa situação.

Não é fácil sentir a própria saúde piorar e enfrentar as perdas físicas da doença, sendo difícil para todo ser humano compreender e aceitá-la.

O enfermo necessita ajustar-se a uma nova situação da vida, aceitando as perdas gradativas, e enfrentar todo dia uma nova realidade e suas frustrações. Por isso, para o doente conseguir um novo equilíbrio precisa reorganizar seus sentimentos. Uma boa maneira de elaborar seus sentimentos é compartilhando-os com as pessoas mais próximas e falar bastante sobre a sua situação física.
 
 A resiliência e a atribuição do evento são os principais fatores psicológicos que influenciam o portador de uma doença prolongada para aceitar que a mesma é incontrolável, superar o desafio psicológico e aproveitar para crescer nesta situação adversa. 

A resiliência é a habilidade para reagir e superar a dificuldade. Adaptação positiva de passar a situação de stress e sair fortalecido por ela.

A atribuição de evento é a busca de compreensão por parte da pessoa do por que um evento acontece. E a busca das relações lógicas de causalidade.

A pessoa resiliente tem como caraterísticas pessoais a habilidade de falar com outros, resolver problemas, tolerância, fé, paciência e a capacidade de buscar alguém para ser ajudado. Outros fatores que promovem a resilencia tem a ver com influencias externas. Os recursos externos vão desde rede social e familiar, apoio de outros, a recursos sociais ou governamentais, passando pelos recursos econômicos. Sem duvida alguém com mais recursos econômicos vai ter melhores cuidados na doença de outros em desvantagem econômica mas ainda as pessoas de boa situação financeira vão ter as consequências de viver num pais com uma boa  ou ma estrutura de saúde.

Em quanto a atribuição do evento se pode falar que as dificuldades de ter uma doença crônica, podem ser atribuídas a sorte, ou a um castigo, ou ao destino ou a outras tantas possibilidades. As propriedades das causas pensadas da doença determinam os efeitos psicológicos na pessoa portadora da doença: se sente ela controlável ou incontrolável, se ela se sente que vai ficar para sempre ou que algum dia vai passar. Assim a atribuição feita determina as consequências psicológicas da doença, como a expectativa de êxito futuro e as reações emocionais envolvidas.

O interessante é que sempre podemos mudar nossas atribuições ate nas situações mais dramáticas como uma doença crônica incurável e assim viver melhor e sermos o dono de nossa historia.

Dedico este artigo a quem sempre tinha planos futuros, sempre manteve a esperança, a quem tentou ter sempre uma visão positiva, a quem sempre lutou, nunca se acomodou e viveu de verdade. 

In memorai a Adolfo Manoel da Silva.